BOLETIM DA DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS. N.º 10: FRESCOS. [LISBOA]: DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS, 1937. (COMPOSIÇÃO E IMPRESSÃO DE GRAVURAS E TEXTO NAS OFICINAS DA «MARANUS» EMPRESA INDUSTRIAL GRÁFICA DO PORTO, L.DA). DE 26X20CM. COM 25 PÁGS. [TEXT] & 24 FLS. [ESTAMP]. B.
Fonte riquíssima de informações sobre pintura a fresco em Portugal, nomeadamente nas igrejas de Outeiro Seco, Bravães, Travanca e Gatão, na capela de Nossa Senhora da Glória da Sé de Braga e no Claustro Real da Batalha. O trabalho permite igualmente acompanhar as linhas de orientação seguidas no restauro das pinturas a fresco dos referidos edifícios promovido pela DGEMN em meados da década de 30 do século XX.
O Boletim organiza a informação em quatro partes perfeitamente distintas. Inicia com um ensaio histórico sobre «A Pintura a fresco em Portugal», estudo contextualizador e de relativa importância na bibliografia temática; a segunda parte expõem «As condições em que se encontravam as pinturas murais portuguesas», que foram alvo de restauro; “As Pinturas murais e a acção da DGEMN” é o título da terceira parte e como o nome indica, são enumerados, de um modo condensado, os trabalhos realizados.
O Boletim termina com uma secção dedicada às “Estampas”, onde são mostradas diversas peças gráficas do monumento. São apresentadas rigorosas, artísticas e belíssimas fotografias, de pormenor e de grande plano, impressas sobre papel couché que procuram mostrar o antes, o durante e o depois das obras de restauro de casa uma das pinturas. Por fim importa referir que não se encontram ao longo dos textos quaisquer referências aos seus autores.
Nota: capa escurecida e com desgaste, mais canetuado nas extremidades
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..