LIMA, DURVAL PIRES DE (1943) FRANCISCO DE SOUSA COUTINHO. LISBOA: TIP. EDITORIAL IMPÉRIO. DE 26X18 CM. COM 30, [1] PÁGS. B.
Um interessante trabalho biográfico de Francisco de Sousa Coutinho um dos pucos existentes sobre extraordinário servidor da Independência de 1640.
“Francisco de Sousa Coutinho nasceu em 1592, na ilha de são Miguel, onde seu pai, Gonçalo Vaz Coutinho, exercia a suprema magistratura do governo. Era sobrinho daquele notabilíssimo varão que na regra de S. Domingos se chamou frei Luís de Sousa. (…) Os serviços que prestou, e muitos, valeram-lhe a alcaidaria-mor de Sousel, um lugar no Conselho de Estado e a promessa, em momento difícil, de governador-geral do Brasil, após a demissão forçada de António Teles da Silva. Comendador de Santa Maria de Farinha Podre, na Ordem de Cristo, que herdara de seu pai, finou-se em lisboa em 22 de junho de 1660 e o homem que andara por terras de hereges a remir Pernambuco cativo teve sepultura na casa mãe dos Trinos.
(…) Em começos de 1641 D. João IV manda-o a Dinamarca e a Suécia como embaixador extraordinário anunciar a restauração e promover a liberdade do Infante D. Duarte. De 1643 a 1650 está como embaixador residente na Holanda para concluir um Tratado de paz e Aliança e a retrocessão do nordeste brasileiro (…).”
Nota capa da brochura com ocasional acidez.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..