CÔRTE-REAL, MIGUEL MARIA TELLES MONIZ (2003) FIDALGOS DE COTA DE ARMAS DO ALGARVE. [S.L.]: M.M.T.M. CÔRTE-REAL, 2003 (CAMARATE: -- SIG. SOCIEDADE INDUSTRIAL GRÁF.). DE 31X21 CM. COM 599, [1] PÁGS. ILUST. E.
Trabalho monumental e de grande erudição, que reproduz a tese de mestrado defendida pelo autor, nesta edição, consideravelmente aumentada. Obra incontornável para os estudos históricos, genealógicos e heráldicos do «Reino do Algarve».
“O objecto de estudo deste trabalho não é a heráldica em si mesma, mas o universo dos homens que de direito fizeram uso de escudo de armas. Interessou-nos, sobretudo, conhecer melhor a origem social e económica daqueles que requerendo a concessão ou confirmação do direito ao uso de armas familiares, adquiriram a qualidade geralmente designada de fidalguia de cota d’armas. (…) decidimos por uma abordagem circunscrita a um horizonte geográfico restrito do território nacional, mas com individualidade própria: o reino do Algarve. O âmbito cronológico escolhido cobre todo o período de outorga daqueles diplomas, cerca de 400 anos, que decorre de 1428 a 1823”.
Trabalho ilustrado com reprodução de plena página do Armorial dos brasões atribuídos (73 escudos de armas notavelmente debuxados a cor por Duarte Vilardebó Loureiro) tendo no verso a sua ordenação. Com apêndice documental e iconográfico.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..