ESTUDOS SOBRE BRAGA E O MINHO NOS SÉCULOS XVII E XVIII

10,60€

ESTUDOS SOBRE BRAGA E O MINHO NOS SÉCULOS XVII E XVIII

10,60€
1

OLIVEIRA, EDUARDO (1996) ESTUDOS SOBRE BRAGA E O MINHO NOS SÉCULOS XVII E XVIII: HISTÓRIA E ARTE. PREF. VÍTOR SERRÃO. BRAGA: APPACDM. DE 24X17 CM. COM 287, [4] PÁGS. ILUST. B.

“Este novo trabalho de Eduardo Pires de Oliveira onde colige diversos trabalhos resultantes de congressos científicos e de colóquios regionais em que participou, bem a testar mais uma vez a importância o trabalho de investigação pacientemente desenvolvido por este autor desde há largos anos a esta parte, no sentido de redignificar o património artístico nortenho e o papel que lhe cabe no contexto mais geral da história da arte portuguesa. (…)

O probo investigador adensa-se agora numa faina de pesquisas regionais que nos trazem, amiúde, mais notícias a respeito dos protagonistas da arte barroca nortenha, desde os destacados arquitetos frei Luís de São José e André Soares aos «petits maitres» dos mercados de periferia, caso dos construtores setecientistas da Igreja Matriz do Soajo, ou de Pedro Monteiro de Souza, o mestre entalhador que, de Braga, se transladou para o Brasil (…). Ao longo de nove capítulos, o autor, revela-nos uma série de elementos mal conhecidos, senão absolutamente inéditos, respeitantes à produção dos artistas minhotos e dos seus mecenas, ao longo do tempo barroco, quer na sua laboriosa faina pelos mercados religiosos provinciais, quer na extensão das suas atividades por terras brasileiras de Minas Gerais - oferecendo a história da arte portuguesa e não só um é lento de contributos de maior interesse. (…) Acresce a homenagem singela que presta ao saudoso professor Robert Smith, , através da republicação, devidamente anotada, de um artigo respeitante às obras da igreja do Espírito Santo de Arcos de Valdevez e a atividade de esquecidos mestres como o arquiteto Francisco Lourenço Eiras, de Lanhelas e o mestre de entalhe Manuel Gomes.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em