ESTUDOS DE HISTÓRIA ECLESIÁSTICA

8,48€

ESTUDOS DE HISTÓRIA ECLESIÁSTICA

8,48€
1

OLIVEIRA, MIGUEL DE (1956) ESTUDOS DE HISTÓRIA ECLESIÁSTICA [LISBOA]: [S.N]. DE 24X16 CM. COM 38 PÁGS. B.

1 - A Milícia de Évora e a Ordem de Calatrava.
No estudo intitulado Origens da Ordem de Cister em Portugal, referi-me incidental mente à Ordem de Calatrava e acrescentei:
«É vulgar dizer-se, desde Herculano, que esta Ordem espa­nhola se estabeleceu em Évora pouco depois da conquista da cidade em 1166, sendo por isso os seus cavaleiros denominados em Portugal freires de Évora. Cremos, todavia, que a milícia eborense era originalmente portuguesa e só adoptou os estatutos de Calatrava para gozar dos mesmos privilégios ...
Assim expressa, a afirmação traduzia uma simples convicção pessoal, sem o carácter de conclusão hist6rica, e não ofe­recia grande novidade, pois o mesmo tinha ensinado noutros termos Fr. António Brandão (2). Importa, no entanto, justificá-la, visto que mereceu alguns reparos.

2 – Os territórios diocesanos (Como passou para o Porto a Terra de Santa Maria)

Teria havido razão especial para D. Maurício insinuar ao pontífice a menção expressa do limite norte do seu bispado? Ape­sar de estar então vaga a Sé do Porto e governada por arce­diagos, esboçaria ela já então algumas pretensões de alargamento? Talvez se tratasse apenas de evitar uma possível confusão. Como a designação de «território portugalense., mercê da importância da cidade depois da Reconquista, se estendeu para além dos li­mites do bispado, abrangendo nomeadamente a Terra de Santa Maria, ficava assim ressalvado que ela não correspondia a terri­tório «diocesano.

Separata de Lusitania Sacra, (1), 1956

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em