OLIVEIRA, EDUARDO (1998) ESTUDOS DE ARQUEOLOGIA DE BRAGA E MINHO. BRAGA: APPACDM. DE 24X17 CM. COM 241, [2] PÁGS., [32] FLS. IL. B.
Os textos que agora se apresentam em livro foram elaborados ao longo de cerca de dez anos, nas décadas de 70 e 80. Correspondem a um momento determinado conhecimento de Bracara Augusta. O conjunto de artigos foram inicialmente publicados em diversas revistas regionais, da especialidade de arqueologia e em atas de congressos.
Índice dos estudos: «Antigos achados: tentativa de interpretação crítica» [resultados de escavações feitas na Braga (romana) na década de 70, que abordam nomeadamente o urbanismo, as muralhas, os edifícios religiosos, civis e as necrópoles]; «Ascensão e decadência de Bracara Augusta [interessante trabalho de síntese]»; « Subsídios para o estudo das olarias de Bracara Augusta»; «Notícias arqueológicas de Braga nos jornais bracarenses»; «Os apontamentos arqueológicos de José Teixeira»; «O Castro Maximum (Monte Castro) – Braga - arqueologia e história»; «A localização de sítio arqueológico: proposta de ficha»; «Achado arqueológico em Chaviães»; «Levantamento arqueológico do concelho de Paredes de Coura»; «Levantamento arqueológico no concelho de Vila Nova de Cerveira»; «Notícias arqueológicas do distrito de Bragança (extraídas do jornal bracarense «Commércio do Minho» 1872-1921).
Edição muito ilustrada em folhas à parte com reproduções fotográficas, mapas e desenho técnico arqueológico.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..