TUDO NUM BARCO. PATRIMÓNIO MARÍTIMO E CULTURA POPULAR. Ílhavo: Câmara Municipal e Museu Marítimo de Ílhavo, 2011. De 22x22 cm. Com 51 págs. + [20] pp. Ilust. B.
Este magnifico catálogo consiste numa memória escrita e visual da exposição que o Museu Marítimo de Ílhavo concretizou entre outubro de 2010 e janeiro de 2011. Profusamente ilustrado a cores em folhas à parte, com 15 miniaturas de barcos, a que se junta ainda a proa de um barco moliceiro construída no ano de 1935, por José Luciano Garrido, com pinturas de António Almeida, “O Soeco”. Edição de esmerado apuro gráfico, impresso em encorpado papel.
O discurso de Tudo num Barco – expressão que devemos tomar como metáfora crítica da excessiva identificação da cultura marítima com o objecto “barco” – apoiou-se na expressividade de um conjunto de modelos de embarcações (aparentemente puros, outrora existente de norte a sul de Portugal) e numa série de imagens (visivelmente fabricadas) que remetem para a memória contextual de ambos os registos: a colecção do mítico Museu de Arte Popular, instituição que o Estado Novo inventou para oficializar a sua concepção nacionalista e tradicionalista de “cultura popular”.
Edição limitada a 250 exemplares. [exemplar muito bem conservado] |