SOUSA, GONÇALO DE VASCONCELOS E (2012) TESOUROS PRIVADOS: A JOALHARIA NA REGIÃO DO PORTO (1865-1879). TRANSCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES DE JÓIAS ANA FERREIRA MAIA [ET AL.…]. ÍNDICES ANA FERREIRA MAIA. PORTO: UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA. 2 VOLS. DE 25X18 CM. COM 1175 PÁGS. ILUST. E.
Da autoria do Prof Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, reúnem-se em 2 vols., com cerca de 1.200 páginas, um conjunto de numerosas informações sobre peças de joalharia e de ourivesaria do ouro existentes na região do Porto e seus concelhos limítrofes, entre aquelas datas, fornecendo, também, os nomes de milhares de proprietários das peças entregues para avaliação
Aproximadamente 3.000 certidões de avaliação efetuadas pelo contraste do ouro Vicente Manuel de Moura, localizadas no Arquivo Histórico da Casa da Moeda, em Lisboa, foram o ponto de partida desta Acção do CIONP que visou permitir o conhecimento público de um importantíssimo documento relativo ao Norte de Portugal. Trata-se de um dos mais significativos núcleos documentais sobre a ourivesaria portuguesa, certamente um dos mais relevantes do século XIX. Consiste num traslado de inventários post-mortem, com indicação da data, do nome proprietário, de parte das décadas de 60 e 70 de 1880, e da listagem das joias, sua descrição e respectivo valor.
Encontramos, no fundo, a essência da ourivesaria do ouro e da joalharia do Porto e arredores num dos períodos mais ricos, sendo a ligação aos proprietários e seus locais de residência vectores fundamentais para a compreensão de uma leitura sociológica da joalharia nesta região para o período em causa.
Edição de cuidada execução gráfica, ilustrada sobre papel couché, com fotografias de grande qualidade que reproduzem algumas das valiosas peças de joalharia e de ourivesaria mencionados ao longo dos livros. Cartonagem editorial. |