SEIS DÉCADAS DE ARTE MODERNA BRASILEIRA

10,60€

SEIS DÉCADAS DE ARTE MODERNA BRASILEIRA

10,60€
1

SEIS DÉCADAS DE ARTE MODERNA BRASILEIRA: COLECÇÃO ROBERTO MARINHO: [CATÁLOGO DE EXPOSIÇÃO]. ORG. MAX PERLINGEIRO, MARIA AUXILIADORA SILVEIRA LAPORT. LISBOA: FUND. CALOUSTE GULBENKIAN. CENTRO DE ARTE MODERNA, 1989. DE 28X23 CM. COM 151 PÁGS. ILUST. B.

O catálogo apresenta pinturas da colecção Roberto Marinho. Contém um texto de apresentação e uma introdução. A exposição está dividida em sete núcleos; no catálogo são apresentados textos sobre cada núcleo, biografia dos artistas representados, reprodução de obras, biografias dos autores e lista de obras. Editado em português.

A Coleção Roberto Marinho é uma referência para a arte moderna surgida em contexto brasileiro. Em 1989, «Seis Décadas de Arte Brasileira. Coleção Roberto Marinho» trouxe a Lisboa um acervo de 128 obras de destacados modernistas brasileiros, bem como de artistas de outras nacionalidades que tiveram no Brasil uma etapa do seu percurso.

Ao longo do século XX, a Arte Moderna no Brasil fez-se, de facto, dessa confluência sincrética de culturas, uma característica que a exposição espelhou extensivamente, num arco temporal que ia da década 30 à de 80. Os seus sete núcleos partiam de secções autorais dedicadas a Pancetti (1902-1958), Di Cavalcanti (1897-1976), Grignard (1896-1962) e Portinari (1903-1962), seguindo para contextualizações temáticas em que a emigração no contexto da Segunda Guerra Mundial surge como um fator saliente. Mereceu destaque a pintora de origem portuguesa Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), exilada no Brasil de 1940 a 1946, que figurou com cinco telas no último núcleo da exposição. De referir também os diversos artistas de origem japonesa que, nos anos 50, tiveram um papel fundamental no campo da abstração. Estiveram também representados vários pintores provenientes de Itália e do Leste Europeu, que, a partir do Brasil, protagonizaram enraizamentos muito específicos de correntes da vanguarda ocidental no contexto sul-americano.

Edição muito ilustrada a cores.

Nota: capa com algum desgaste.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar