PRIMAVERA E O FADO: DAVID MOURÃO-FERREIRA... [ET AL.]; TRANSC. ANA ESTEVES, SOFIA BICHO. [S.L.]: EGEAC, D.L. 2007. DE 29X21 CM. COM 146, [13] PÁGS. ILUST. B.
Catálogo de uma exposição homónima patente no Museu do Fado em Lisboa, de 19 maio a 31 outubro, 2007.
Esta exposição temporária apresenta uma recriação do escritório de David Mourão-Ferreira, trazendo a lume os testemunhos da obra poética que consagrou ao fado, entre manuscritos originais e letras dactilografadas, as primeiras edições discográficas que consagraram estes temas, a par de um conjunto de registos audiovisuais que ilustram as interpretações de poemas da sua autoria por Amália Rodrigues, Camané, Mariza e Cristina Branco, entre outros.
Integram o vasto repertório de fados de David Mourão-Ferreira os poemas Primavera, Libertação, Barco Negro, Solidão, Madrugada de Alfama, Maria Lisboa, Abandono, Escada sem Corrimão, Aves Agoirentas, As Águias, Anda o Sol na Minha Rua, Neblina, Fado das Noites de Alfama, Labirinto, entre outros. Cerca de 900 livros, de autores nacionais e estrangeiros, foram especificamente recolhidos, da biblioteca de David Mourão-Ferreira, para figurarem na exposição do Museu do Fado.
Edição de muito esmerada realização gráfica, estampada em bom papel, densa e criteriosamente ilustrada a cores com boas reproduções fotográficas de algumas das peças em exposição.