PORTUGAL E O CISMA DO OCIDENTE

10,60€

PORTUGAL E O CISMA DO OCIDENTE

10,60€

BAPTISTA, J. C. (1956) PORTUGAL E O CISMA DO OCIDENTE. LISBOA: [S.N.]. DE 24X17 CM. COM 146, [1] PÁGS. B.

“(…) A política europeia do século XIV foi condicionada pela rivalidade anglo-francesa. As nações da Europa tomaram parte, directa ou indirectamente, na luta em que os dois países andaram empenhados.

A obediência religiosa, durante o Cisma, seguiu as vicissitudes da política. As nações que favoreciam a Inglaterra obedeciam ao Papa de Roma. As que seguiam a França reconheciam o Papa de Avinhão. (…)

O Grande Cisma do Ocidente veio encontrar Portugal a braços com uma política muito complexa e pouco firme.O estudo da obediência portuguesa durante o agitado período que decorre de 1378 a 1385 é o objecto do presente trabalho.

Não foi fácil levá-lo a cabo. Os arquivos nacionais, no estado de catalogação e ordenação em que se encontram, tornam-se de muito difícil consulta. A investigação foi feita quase exclusivamente no Arquivo do Vaticano, onde existe material abundante, mas incompleto. Se é realmente numerosa a documentação referente ao Papa de Avinhão Clemente VII, já o mesmo se não pode dizer a respeito da documentação do Papa de Roma Urbano VI.

Além das fontes inéditas, para este trabalho foram utilizadas com muito proveito fontes impressas de carácter geral e particular e abundante bibliografia nacional e estrangeira”.

Nota: capa da brochura escurecida e com acidez; lombada com manchas e desgaste.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar