BEZERRA, MANUEL GOMES DE LIMA (1992) OS ESTRANGEIROS NO LIMA OU CONVERSAÇOENS ERUDITAS SOBRE VÁRIOS PONTOS DE HISTORIA ECCLESIASTICA, CIVIL, LITTERARIA, NATURAL, GENEALOGIA, ANTIGUIDADES, GEOGRAPHIA, AGRICULTURA, COMMERCIO, ARTES, E SCIENCIAS. COM HUMA DESCRIPÇÃO DE TODAS AS VILLAS, FREGUEZIAS, E LUGARES NOTAVEIS DA RIBEIRA LIMA […]. VIANA DO CASTELO: CÂMARA MUNICIPAL. 2 VOLS. DE 23X16.5CM. COM 437, 358 PÁGS. ILUST. B.
Muito cuidada edição fac-similada da original desta obra com evidente interesse histórico e genealógico.
Os Estrangeiros no Lima inaugura o modelo das monografias regionalistas em Portugal, que irão conhecer uma grande difusão. O autor inclui na obra tópicos do debate intelectual das cultura das Luzes, do período de D. Maria, como a educação, o fomento da indústria popular ou a importância da agricultura e do comércio. Os Estrangeiros no Lima; ou Conversaçoens eruditas sobre os varios pontos de historia ecclesiastica, civil, litteraria, natural, genealogica, antiguidades é uma obra de grande importância e curiosidade.
“Manuel Gomes de Lima Bezerra nasceu a 4 de Janeiro de 1727 na Freguesia de Santa Marinha de Arcozelo em «Casa da Rua d`além da Ponte», então reputada arrabalde e parte da vila de Ponte de Lima. Lima Bezerra foi um dos mais ilustres da sua geração e uma figura dominante do seu tempo. Foi o iniciador dos estudos limianistas com a obra monumental «Os Estrangeiros do Lima» que, segundo o prospero apenso a uma carta por ele dirigida a Frei Manuel do Cenáculo, devia constar de doze volumes, mas de que só saíram dois: - um, em 1785; outro em 1791, tendo por principal fonte, o manuscrito de 1752, do Padre António Machado Vilas Boas, citado na Crónica da Conceição, sobre as antiguidades do Lethes e fundação da mui notável vila de Viana.”