O LUXO NA REGIÃO DO PORTO AO TEMPO DE FILIPE II DE PORTUGAL (1610)

21,20€

O LUXO NA REGIÃO DO PORTO AO TEMPO DE FILIPE II DE PORTUGAL (1610)

21,20€
1

O LUXO NA REGIÃO DO PORTO AO TEMPO DE FILIPE II DE PORTUGAL (1610). COORDENAÇÃO: GONÇALO DE VASCONCELOS E SOUSA. PORTO: UCP EDITORA, 2012. DE 24X17 CM. COM 445 PÁGS. ILUST. B.

«O Porto, cidade comercial de grande expansão no século XVI, permitiu a acumulação de uma grande quantidade de riquezas nesta urbe do Norte de Portugal, e que eram propriedade de um assinalável número de cidadãos e por outros habitantes da cidade. Em 1609, em função da pragmática de Filipe II de Portugal, foram obrigatoriamente registadas, com indicação do nome, morada, as peças detidas por essas pessoas. Este documento revela-se importantíssimo para o conhecimento, sobretudo, da prataria e da joalharia do século XVI na cidade, dos usos, costumes e utilização das peças, e por quem, e permite perceber o papel desses objectos no dia-a-dia dos diversos estamentos da sociedade portuense, sendo muito pouco comum este tipo de informações, a nível nacional, para o período em causa.» da Introdução do Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.

Índice dos trabalhos publicados no volume: «O Porto de cerca de 1610: as pedras e os homens»; «Pratas douradas e jóias na região do Porto ao tempo de Filipe II de Portugal»; «O mobiliário na pragmática de 1609»; «Trajar as aparências, vestir para ser: o testemunho da pragmática de 1609»; «Roupas de cama e outras cousas do lar»; «transcrição do manuscrito ‘pragmática 1610/Livro dos registos das pessoas da plematica proibidas pella lej”.»

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar