O LIVRO DE MARCAS DA ILHA DO CORVO.

15,90€

O LIVRO DE MARCAS DA ILHA DO CORVO.

15,90€
1

SARAMAGO, JOÃO (2013) O LIVRO DE MARCAS DA ILHA DO CORVO. [VILA DO CORVO]: CÂMARA MUNICIPAL DO CORVO. DE 31X22 CM. COM 112 PÁGS. ILUST. E.

A necessidade do estabelecimento de um sistema de sinalização particular para o gado na ilha do Corvo surge aquando da extinção do regime foreiro em 1852. Esse sistema de sinalização incluía dois tipos de marcas: o de sinais nas orelhas e o de tinta. Em 1897, o Presidente da Junta de Freguesia do Corvo, padre José Machado Gregório de Mendonça, elaborou um registo com as marcas individuais de posse dos diferentes proprietários. Esse registo foi feito num caderno de 17 folhas, numeradas e rubricadas pelo próprio.

Essas marcas, que preenchem as 14 primeiras folhas do caderno, encontram-se agrupadas por ruas. Ao longo dos anos muitas dessas marcas foram alteradas, substituídas por outras ou mudaram de dono. Em relação ao registo primitivo foram acrescentadas vinte e seis marcas.

Este livro publica nas páginas pares o fac-símile do caderno manuscrito do padre José Gregório, com os acrescentos posteriores, e nas ímpares o texto em letra de forma. Em anexo encontram-se reproduzidos através do desenho outros sistemas existentes no mundo românico que o autor conseguiu coligir e que, de certo modo, permitiram um melhor enquadramento do sistema de marcas corvino. Além de mais dois sistemas açorianos (Flores e Terceira), os desenhos permitem comparar o sistema continental de Idanha-a-Nova, de Espanha, na Córsega, na sardenha e na Roménia. No final apresenta um quadro comparativo da nomenclatura dos diferentes sistemas quanto aos sinais que são comuns aos corvinos. Fecha o volume com dois textos recolhidos oralmente na ilha do Corvo, sobre o dia da lã ou o dia do fio. Este dia designava a data em que o rebanho de ovelhas, que andava livremente nos terrenos baldios, devia ser reunido para, em maio, ser tosquiado e, em setembro, serem marcadas as fêmeas grávidas. Eram dois dias de autêntica festa para a população corvina.

Edição de muito esmerada realização gráfica, nitidamente estampada sobre bom papel. Cartonagem editorial.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar