O DECLÍNIO DO PODER NAVAL PORTUGUÊS: A MARINHA, O CORSO E A PESCA NOS INÍCIOS DO SÉCULO XVII.

10,60€

O DECLÍNIO DO PODER NAVAL PORTUGUÊS: A MARINHA, O CORSO E A PESCA NOS INÍCIOS DO SÉCULO XVII.

10,60€
1

PEDROSA, FERNANDO ALBERTO GOMES (2009) O DECLÍNIO DO PODER NAVAL PORTUGUÊS: A MARINHA, O CORSO E A PESCA NOS INÍCIOS DO SÉCULO XVII. CASCAIS: CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS. DE 24X16 CM. COM 240, [16] PÁGS. ILUST. B.

“A edição do trabalho vencedor do Prémio do Mar Rei D. Carlos de 2005, na categoria “História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa”, da autoria do Comandante Fernando Gomes Pedrosa, permite compreender todo um conjunto diversificado de causas que, segundo o autor, estiveram na origem do declínio do poder naval português a partir da segunda metade do século XVI, acentuando-se de forma sempre crescente nas décadas seguintes, até ao início do século XVII.

Uma das causas apontada para o declínio verificado, é a que diz respeito à guerrilha, traduzida no corso, desenvolvida por outras potências marítimas, a qual contribuiu para abalar profundamente os alicerces em que assentava o poder naval português, nomeadamente fragilizando a capacidade de Portugal controlar as suas próprias linhas de comunicação marítimas. Outra das causas identificada, traduz-se na progressiva escassez de homens, de armas e de navios, sendo marcante e decisiva a dificuldade em recrutar bons marinheiros.”

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar