MONTEIRO, MANUEL (1951) UMA OBRA DE ARTE DA RENASCENÇA. BRAGA: BRACARA AUGUSTA. DE 25X19 CM. COM 13 PÁGS., [4] FLS. ILUST. B.
Estudo histórico e artístico do antigo coro da Sé de Braga, ilustrado em folhas à parte com boas reproduções fotográficas impressas sobre papel couché.
Inicia o estudo com uma breve nota introdutória sobre os coros quinhentistas em Portugal, para depois tratar em particular do coro bracarense, do seu autor e da data de construção e do destino, inglorioso, aliás.
“(…) Disposto na chamada forma de ferradura compõe-se de duas alas laterais e perpendiculares a uma outra transversal e fundeira.
Cada uma tem duas fiadas de assentos articulados e guarnecidos inferiormente de um ornato em alto e volumoso relevo ao qual se dá o nome epigramático de misericórdia.
A cada dupla sede corresponde, sobretudo por detrás dos superiores, um espaldar emoldurado por pilastras laterais e por predelas subjacentes, umas e outras reclamadas com suficiente profusão de labor, correndo horizontalmente, no alto desta estrutura, um dossel esmaltado de florões aurifulgentes”.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.