SOUSA, JOSÉ PEDRO DE (1908) O ACTOR ANTONIO PEDRO JULGADO PELA ARTE E PELAS LETRAS. CARTA PREFÁCIO DE RAMALHO ORTIGÃO. LISBOA: IMPRESA LIBANIO DA SILVA. DE 20X13 CM. COM XV, 241, [3] PÁGS. ILUST. E.
Um biografia indispensável sobre António Pedro (1834-1889) um dos mais aclamados actores de teatro do Portugal dos finais de oitocentos, com uma longa carta-prefácio de Ramalho Ortigão. São valiosos os apontamentos biográficos e as centenas de apreciações (da imprensa escrita) e de vultos das letras e das artes, à obra e à genialidade deste actor, reunidas pelo seu filho. Um fonte indispensável para a história do teatro em Portugal no século XIX.
“(…) os actores naturalmente desapareceram porque não há auctores. São os grandes escriptores de theatro que fazem os grandes artistas da scena. António Pedro foi uma das grandes figuras da Falange quase extincta. Ele reunia a um profundo sentimento dramático à mais perfeita compreensão do cómico. A força do seu instincto scenico era de uma inconsciência genial.» Ramalho Ortigão
Edição cuidadosamente impressa sobre bom papel, ilustrada com retratos e desenhos. Exemplar valorizado com DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA do punho do autor. Encadernação inteira de percalina com os títulos gravados a ouro na lombada; capa anterior conservada.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.