MESA DA CONSCIÊNCIA E ORDENS [INVENTÁRIO]

10,60€

MESA DA CONSCIÊNCIA E ORDENS [INVENTÁRIO]

10,60€
1

FARINHA, MARIA C. J. DIAS, JARA, ANABELA AZEVEDO (1997) MESA DA CONSCIÊNCIA E ORDENS [INVENTÁRIO]. LISBOA: IAN-TT. DE 24X16 CM. COM LII, 615 PÁGS. B.

A Mesa da Consciência e Ordens, criada por D. João III em 1532 para a resolução das matérias que tocassem a "obrigação de sua consciência", foi um dos mecanismos utilizados para a centralização do poder efectuada pelo monarca.

A Mesa da Consciência e Ordens provia à administração das Capelas de D. Afonso IV e D. Beatriz e das Mercearias da rainha D. Catarina e do infante D. Luís, superintendia na Universidade de Coimbra (até 1772), nos resgates e em tudo o que se relacionava com as pessoas falecidas fora do Reino. Tinha, ainda, a seu cargo os Colégios de São Patrício, dos Catecúmenos, dos Clérigos Pobres, dos Meninos Órfãos, o Colégio dos Militares de Coimbra, os Hospitais, de Nossa Senhora da Luz, Real das Caldas, Real de Coimbra, de São Lázaro de Coimbra e Hospital de Santarém, diversas Albergarias e os Recolhimentos de Nossa Senhora dos Anjos ou de Lázaro Leitão, de São Cristóvão e de Nossa Senhora do Amparo ou do Castelo. Após a anexação à Coroa dos Mestrados das Ordens Militares de Cristo, Santiago da Espada e São Bento de Avis, a sua administração passou a ser competência da Mesa da Consciência e Ordens

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar