ALORNA, MARQUÊS DE FRONTEIRA E D’ (1986) MEMÓRIAS DO MARQUÊS DE FRONTEIRA E D’ALORNA, D. JOSÉ TRAZIMUNDO MASCARENHAS BARRETO, DITADAS POR ELE PRÓPRIO EM 1861. Lisboa: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. 5 VOLS. DE 23X16 CM. ILUST. B.
As Memórias do Marquês de Fronteira e d’Alorna, obra de fôlego, abrangem uma das épocas mais conturbadas e mais agitadas da história de Portugal. Pela influência e participação direta que teve D. José de Mascarenhas Barreto na vida política e social da época, faz com que as suas «Memórias», de 1802 de 1853, sejam uma fonte de informação histórica imprescindível.
O último volume, um apêndice, é constituído por documentos oficiais e particulares de 1802-1881. Cada volume contém um índice cronológico exaustivo; um índice alfabético de nomes próprios, pessoas, títulos, cargos, etc. e um índice das gravuras apresentadas em extratexto.
A publicação deste importante trabalho histórico suscitou um justificado interesse público na sua época. O segundo volume afirmou a obra como sendo de referência no estudo das guerras da sucessão ao trono e do Cerco do Porto. A sua narrativa testemunhal é fixada a partir de um discurso oral direto, e os episódios são vivos e pitorescos, permitindo ao leitor uma imagem bem contextualizada da sua época.
Cuidada edição fac-similada, da impressa Coimbra pela Imprensa da Universidade, entre 1926 e 32, revistas e coordenadas por Ernesto de Campos de Andrada. [ex. manuseados, com vincos e acidez nas lombadas
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.