LOUREIRO, JOÃO BERNARDO DA ROCHA (1973) MEMORIAIS A DOM JOÃO VI. EDITION ET COMMENTAIRE PAR GEORGES BOISVERT. PARIS: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. COM 311 PÁGS. DE 24X17 CM. B.
João Bernardo da Rocha Loureiro (1778 -1853) jornalista e político português, foi considerado por Georges Boisvert o "pioneiro do liberalismo em Portugal". A sua obra, pouco estudada e conhecida entre nós, está concentrada no periódico O Portuguez ou Mercúrio Político, Commercial e Literário, publicado entre 1814 e 1826 durante o exílio do escritor em Londres. José Agostinho de Macedo, que em Portugal fazia apologia aberta do regime absolutista, considerava-o o mais perigoso dos escritores portuguese em Londres. A partir de 1816, dirige-se diretamente ao rei, publicando n'O Portuguez os «Memoriais a D. João VI», longas e ásperas cartas-abertas em que revela o estado do Reino e pede providências ao rei. Diz-nos José Tengarrinha que estes Memoriais “ficaram célebres” sendo “verdadeiramente demolidores sobre a ruína em que Portugal estava lançado pela incompetência dos ministros e a inércia do rei”.
Nota: exemplar levemente cansado; extremidade do canto inferior direito da capa e das primeiras fls. com leves vincos/dobras
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.