MENDES, SILVA (1979) MACAU: IMPRESSÕES E RECORDAÇÕES. PREF. E ORG. GRACIETE BATALHA. LISBOA: QUINZENA DE MACAU. DE 20X14 CM. COM 132 PÁGS. B.
Quem pretender fazer a história da primeira metade do século XX em Macau não pode ignorar este nome maior da sociedade macaense: Manuel da Silva Mendes (1867-1931). Formado em Coimbra (1896) viajou para Macau em 1901 para leccionar no Liceu, local onde morreu.
“Contemporâneo de Camilo Pessanha em Macau, Manuel da Silva Mendes, prosador e poeta, não se guindou às alturas literárias do seu colega na advocacia e no professorado. No entanto, os seus artigos sobre Macau, cheios de vida e de interesse, são uma das fontes mais preciosas para o conhecimento do que foi a terra no seu tempo, ou seja, no primeiro quartel do século XX.
Silva Mendes não viveu, com parece ter vivido Camilo Pessanha intelectualmente alheado do meio que o cercava. Mergulhando, com uma curiosidade num mundo cheio de meandros do foro macaense, nos problemas do ensino e outros de natureza cultural, no estudo da religião, filosofia arte e tradições chinesas, publicou, em jornais e revistas da Terra, impressões, relatos e narrações que a sua vivacidade de espírito e o seu sentido de humor tornam de leitura aliciante. Em pinceladas vivas, embora dispersas, dá nos retalhos da vida portuguesa e chinesa numa época da qual muito passou e muito ficou”.
Para esta edição selecionou Graciete Batalha um conjunto de artigos que lhe pareciam mais representativos da Macau que Silva Mendes conheceu.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.