MIGUEIS, JOSÉ RODRIGUES (1958) LÉAH E OUTRAS HISTÓRIAS. LISBOA: ESTÚDIOS COR. DE 19X13CM. COM 353-VII PÁGS. E.
Prolífico prosador, hoje posto de parte pelo gosto superficial do que é dado ler aos leitores, dele nos disse, por exemplo, Massaud Moisés: «Eça, apesar de realista, está mais fora da realidade (no conto Singularidades duma Rapariga Loira) do que José Rodrigues Miguéis, atiçado pelo lirismo jacente no interior de uma história crua e trivial (Léah). [...]»
«Galardoado em 1959 com o primeiro Prémio Camilo Castelo Branco,» Léah e outras histórias» é porventura o seu livro mais conhecido com ambientes portugueses e outros mais cosmopolitas. O vocabulário rico, a sintaxe primorosa, o tom satírico ( a lembrar Eça ), o lirismo, o espírito observador, as personagens bem construídas e o sentido de humor simultaneamente português e estrangeirado resultam numa escrita maravilhosa que se lê com enorme prazer. Destas narrativas, provavelmente com raízes autobiográficas, onde encontramos o sonho, a saudade da sua Lisboa natal, o presente e o futuro, a infância e adolescência, o fim da monarquia e o consequente início da república, a burguesia portuguesa com as suas características peculiares, os amores passageiros ou interesseiros e a vida no estrangeiro,». Celeste Corrêa
Encadernação inteira de material sintético com títulos a dourado na lombada; com leve aparo e a s capas conservadas, a frontal ilustrada por Bernardo Marques.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.