INVENTÁRIO ARTÍSTICO DE PORTUGAL. DISTRITO DE LEIRIA.

31,80€

INVENTÁRIO ARTÍSTICO DE PORTUGAL. DISTRITO DE LEIRIA.

31,80€
1

INVENTÁRIO ARTÍSTICO DE PORTUGAL. DISTRITO DE LEIRIA. POR GUSTAVO DE MATOS SEQUEIRA. LISBOA: ACADEMIA NACIONAL DE BELAS ARTES, 1945. DE 29X22 CM. COM xl-147, [5] PÁGS. & CCXXIV FLS. EST. ILUST. E.

Vol. V do «Inventário Artístico de Portugal» obra monumental e ímpar na História de Arte em Portugal, cujo primeiro volume dedicado ao Distrito de Portalegre foi publicado nos finais dos anos 40 do século XX e o último, referente à cidade do Porto, apareceu quase no findar do mesmo século.

Matos sequeira é o crítico de arte precioso a quem todas as artes interessaram sempre e que por isso nos deu já no volume sobre o distrito de Santarém a prova da sua competência na riqueza da informação colhida. Devemos-lhe agora um novo volume sobre o importantíssimo distrito de Leiria, rico de monumentos essenciais como Alcobaça e Batalha, centros de irradiação, não só de influência arquitetural, mas da estatuária escultura tumular, tanto da Idade Média como da arte seiscentista do Mosteiro Cisterciense. A introdução de Matos sequeira é notável pelo apanhado sintético dos monumentos mais importantes do distrito - militares, civis e religiosos - evocados no estilo vivo e cheio de carácter a que a prosa do autor já nos habituou. Estas introduções, que resumem a arte de cada distrito, constituem já um capítulo da história geral da arte portuguesa”.

Edição de cuidada realização gráfica, profusamente ilustrada em folhas à parte sobre papel couché com reprodução de nítidas fotogravuras, plantas e desenhos. Com colaboração artística de Alberto de Sousa. 

Nota: Capa de brochura empoeirada e com picos de acidez, lombada com vincos. Miolo limpo.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar