INVENTÁRIO ARTÍSTICO DE PORTUGAL. DISTRITO DE LEIRIA. POR GUSTAVO DE MATOS SEQUEIRA. LISBOA: ACADEMIA NACIONAL DE BELAS ARTES, 1945. DE 29X22 CM. COM xl-147, [5] PÁGS. & CCXXIV FLS. EST. ILUST. E.
Vol. V do «Inventário Artístico de Portugal» obra monumental e ímpar na História de Arte em Portugal, cujo primeiro volume dedicado ao Distrito de Portalegre foi publicado nos finais dos anos 40 do século XX e o último, referente à cidade do Porto, apareceu quase no findar do mesmo século.
Matos sequeira é o crítico de arte precioso a quem todas as artes interessaram sempre e que por isso nos deu já no volume sobre o distrito de Santarém a prova da sua competência na riqueza da informação colhida. Devemos-lhe agora um novo volume sobre o importantíssimo distrito de Leiria, rico de monumentos essenciais como Alcobaça e Batalha, centros de irradiação, não só de influência arquitetural, mas da estatuária escultura tumular, tanto da Idade Média como da arte seiscentista do Mosteiro Cisterciense. A introdução de Matos sequeira é notável pelo apanhado sintético dos monumentos mais importantes do distrito - militares, civis e religiosos - evocados no estilo vivo e cheio de carácter a que a prosa do autor já nos habituou. Estas introduções, que resumem a arte de cada distrito, constituem já um capítulo da história geral da arte portuguesa”.
Edição de cuidada realização gráfica, profusamente ilustrada em folhas à parte sobre papel couché com reprodução de nítidas fotogravuras, plantas e desenhos. Com colaboração artística de Alberto de Sousa.
Nota: Capa de brochura empoeirada e com picos de acidez, lombada com vincos. Miolo limpo.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.