COSTA, D. ANTÓNIO DA (1900) HISTORIA DA INSTRUCÇÃO POPULAR EM PORTUGAL, DESDE A FUNDAÇÃO DA MONARCHIA ATÉ AOS NOSSOS DIAS. PORTO. LIVRARIA CHARDRON. DE 19X13 CM. COM [2], 335, [1] PÁGS. E.
É ainda hoje muito estimado este trabalho de D. António da Costa, modernamente citado em diversas teses de mestrado e doutoramento e outros ensaios sobre a instrução em Portugal ao longo dos séculos. Certamente não será alheia a esta estima a competência do seu autor no tema, como se verá na breve síntese biográfica que abaixo se resenha. Segunda edição “enriquecida com notas posthumas, encontradas entre os papeis do auctor e com o retrato d’este.” Filho do 1.º conde de Mesquitela. D. António da Costa (1824-1892), conclui o curso de Direito em Coimbra no ano de 1848. Dedicou-se ao serviço público e nele sempre demostrou especial inclinação para o fomento da instrução popular. Ainda como secretário-geral do distrito de Leiria fundou o Centro Promotor de Instrução Popular e o jornal O Leiriense (1854). Entre 1857 e 1858, como deputado na corte, foi designado 1.º oficial da Direção Geral de Instrução Pública e, em 1870, tornou-se no primeiro-ministro dos Negócios da Instrução Pública. Durante o seu ministério, D. António da Costa fez importantes reformas, sobretudo a nível da instrução pública e da educação escolar. Encadernação moderna em material sintético, decorada na lombada com os títulos gravados a dourado; aparado à cabeça e com as capas preservadas.
Nota: miolo escurecido e com ocasionais manchas próprias da fraca qualidade do papel; capas com restauro e maculadas com fita gomada no verso, manchadas e escurecidas.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.