RESENDE, ANDRÉ DE (1783) HISTORIA DA ANTIGUIDADE DA CIDADE DE EVORA. FECTA PER MEESTRE ANDREE DE REESENDE. TERCEIRA EDIÇAM FIELMENTE COPIADA DA SEGUNDA, QUE SE FEZ EM EUORA EM 1576, A QUAL FOY AINDA EMENDADA PELO MESMO AUTOR. LISBOA: NA OF. DE SIMÃO THADDEO FERREIRA. DE 16X12 CM. COM [109] PÁGS. INUMS. E.
É estimada e procurada esta edição de uma das mais célebres Obras de André de Resende, humanista natural de Évora, frade dominicano, teólogo e arqueólogo, mestre de El-Rei Dom Duarte.
Inocêncio realça “a singularidade da construcção syntaxistica e da orthographia no maior rigor etymologica, com que [esta obra foi] escripta. Parece que o auctor, exacto e ferrenho investigador das antiguidades, quiz até nas palavras de que se serviu, guardar o meio mais proprio de descobrir-lhes a origem e conservar-lhes a derivação.”
Modernamente poder-se-á referir que autor revelou o seu interesse por uma cidade que era então uma das mais prestigiadas do país, revelando um particular interesse pela história e testemunhos da época romana, em que por vezes deu largas à sua fantasia; termina com uma abordagem dos primeiros tempos da cidade após a sua integração em Portugal.
Edição “fielmente copiada da segunda”, dada à impressão em Évora em 1576 por André de Burgos, com as emendas do autor. Frontispício de cuidada composição tipográfica, ornado por cercadura formada por pequenas vinhetas tipográficas e impressa sobre papel de linho.
Encadernação moderna inteira em percalina com títulos gravados a ouro na pasta anterior e lombada; exemplar integralmente por aparar, preservando, portanto, as generosas margens. [miolo com acidez, mais evidente nos primeiros cadernos]