BOLETIM DA DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS. N.º 106: CONSERVAÇÃO DE FRESCOS. [LISBOA]: DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS, 1961. (COMPOSIÇÃO E IMPRESSÃO DE GRAVURAS E TEXTO NAS OFICINAS DA «MARÂNUS» EMPRESA INDUSTRIAL GRÁFICA DO PORTO, L.DA). DE 26X20CM. COM 21 PÁGS. [TEXT] & [33] FLS. DESD. PLANTAS. B.
Fonte riquíssima de informações sobre a conservação das pinturas a fresco conservadas nas igrejas de Serzedelo em Guimarães, Freixo de Baixo em Amarante, na Nossa Senhora da Fresta em Trancoso, Fonte Arcada na Póvoa de Lanhoso, Algosinho, S. Sebastião na Ilha Terceira e Monsaraz.
O trabalho permite igualmente acompanhar as linhas de orientação seguidas no restauro dos referidos frescos promovido pela DGEMN nos inícios da década de 60 do século XX
O Boletim organiza a informação em quatro partes perfeitamente distintas. Inicia com um muito breve estudo sobre os frescos em Portugal; a segunda parte apresenta os edifícios e as pinturas a fresco alvo de restauro”; a terceira parte dá nota muito resumida do trabalho de restauro da DGEMN.
O Boletim termina com uma secção dedicada às “Estampas”, onde são mostradas diversas peças gráficas do monumento. São apresentadas rigorosas, artísticas e belíssimas fotografias, de pormenor e de grande plano, impressas sobre papel couché que procuram mostrar o antes, o durante e o depois das obras de restauro. Por fim importa referir que não se encontram ao longo dos textos quaisquer referências aos seus autores.
Nota: capa empoeirada
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.