AURORA, CONDE D’ (2007) ESPARSOS, RAROS E INÉDITOS DO CONDE D’AURORA. PONTE DE LIMA: ADRIL. COM 407 PÁGS. DE 24X21CM. ILUST. B.
Obra «que reúne um conjunto notável de dezenas de textos dispersos por diversas publicações periódicas locais, regionais e nacionais, ao qual foi adicionado um lote significativo de opúsculos raros e, ainda, três inéditos que se guardavam na Casa de Nossa Senhora da Aurora, em Ponte de Lima. A obra abarca um período de produção literária e de opinião bastante alargado (1921-1968), compreendendo uma imensidão de temáticas que é a prova perfeita do valor e da qualidade do Conde d’Aurora como homem do seu tempo, activo e interventivo.
Devidamente ilustrado, comentado e anotado em termos bibliográficos, este trabalho constitui uma mais-valia para se compreender o pensamento deste Homem de Letras, nascido em Ponte de Lima, que foi, entre muitas outras ocupações, escritor, magistrado, cronista, fotógrafo, repórter e etnógrafo.»
Inclui ainda um texto de António Manuel Couto Viana e um prefácio da neta do Autor, Rosário de Sá Coutinho sobre a Ruralidade no Vale do Lima.
Edição de muito cuidada realização gráfica, parecendo que se destina só para bibliófilos; apresentando-se muito bem impressa sobre papel encorpado e de várias cores, profusamente ilustrada a cores com reprodução de desenhos e perfeitos fac-similes das capas dos livros do Conde d’Aurora.
Nota: maculado com dedicatória manuscrita de terceiros na fl. de guarda.