ESTEVES, ALEXANDRA (2018) GRADES QUE SILENCIAM: A PUNIÇÃO E A PROCURA DA REGENERAÇÃO OS ESPAÇOS CARCERÁRIOS DO ALTO MINHO NOS SÉCULOS XVIII E XIX. V. N. FAMALICÃO: HÚMUS. DE 23X16 CM. COM 318 PÁGS. ILUST. B.
A obra que surgiu de uma tese de doutoramento é inegável contributo para o estudo do universo das prisões nos séculos XVIII e XIX,
“Este livro divide-se em cinco capítulos e trata das cadeias do Alto Minho, considerando o horizonte temporal que abrange o século XVIII e o início do século XIX, sem, no entanto, deixar de ter em consideração, para servirem, nomeadamente, de termo de comparação, os estabelecimentos prisionais existentes noutras regiões de Portugal e os sistemas e modelos penitenciários adotados noutros países”.
“Esta obra serve para verem que homens, mulheres e crianças viveram autênticos infernos, por cometerem pequenos furtos e viviam em condições miseráveis”, revela a autora. Alexandra Esteves tomou como exemplo o caso de Ponte de Lima, onde muitos reclusos morreram afogados. “Ponte de Lima é um caso paradigmático. A antiga cadeia fica próxima do rio, que até aos anos 80 (do século XX), enchia frequentemente, e muitas vezes os reclusos ficaram submersos e alguns chegaram a perder a vida, porque estavam na enxovia, um espaço onde estavam os criminosos considerados perigosos”.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.