SMITH, ROBERT C. (1974) ELEMENTOS PARA O ESTUDO DO MOBILIÁRIO EM PORTUGAL. AGOSTINHO MARQUES. “ENXAMBRADOR DA CÓNEGA”. PORTO: LIVRARIA CIVILIZAÇÃO. DE 30X23 CM. COM 159-[12] PÁGS., [8] FLS. ILUST. E.
Notáveis e eruditos subsídios para a história mobiliário português no século XVII, da autoria de Robert Smith, profícuo investigador a quem Portugal deve alguns dos mais notáveis trabalhos da sua bibliografia artística.
Além da história de Agostinho Marques, grande ensamblador bracarense, este livro abarca, pela primeira vez, questões mais largas, como as do papel do ensamblador e do desenvolvimento desta arte em Portugal durante o século XVII, propondo o novo conceito de um estilo nacional de ensamblagem e mobiliário, paralelo à semelhante manifestação na talha lusitana. Agostinho Marques é o mais bem documentado dos mestres ensambladores da época de D. Pedro II e D. João V. A sua obra distingue-se pela grande originalidade que manifesta em cambiar metal e madeira duma maneira desconhecida fora de Portugal.
Trabalho fundamental para o estudo do mobiliário em Portugal, numa muito cuidada edição profusamente ilustrada a negro e a cores com belíssimas e nítidas fotografias. Encadernação editorial em pergamóide (imitação de pele) com ferros a seco na pasta frontal e gravações douradas na lombada, protegida por sobrecapa estampada a cores, [com leve desgaste].
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.