ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1951. CORRESPONDÊNCIA ENTRE OLIVEIRA SALAZAR E CRAVEIRO LOPES. [ORG.] COMISSÃO DO LIVRO NEGRO SOBRE O REGIME FASCISTA. LISBOA: C. L. N. S. R. F., IMP. 1983. DE 21X14 CM. COM 235 PÁGS. ILUST. B.
«Publicam-se neste volume dois tipos de documentação: o núcleo de documentos que constitui o corpo do volume que diz respeito às candidaturas de oposição nas Eleições Presidenciais de 1951; e, em anexo, a correspondência enviada pelo general Francisco Higino Craveiro Lopes, que foi então eleito Presidente da República, ao Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar.
Procedem os documentos do «Arquivo Salazar», confiado, actualmente, à Biblioteca Nacional. O núcleo relativo às eleições Presidenciais de 1951 é revelador. Dele se depreende que o Presidente do Conselho tinha conhecimento de aspectos extremamente negativos do processo eleitoral. Dele se conclui que estava informado de actividades de vigilância e de repressão; que, inclusivamente, estava a par da violação de correspondência. É o caso de correspondência do escritor António Sérgio.
Verifica-se, também, que o Presidente do Conselho, redige do seu punho, respostas que faz assinar por um secretário. Os textos são, em si, característicos e significativos de um estilo pessoal e político.» (da Introdução)
Ilustrado com o fac-símile de todos os documentos transcritos.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.