SOUSA, OSVALDO MACEDO DE (1997) DOS HUMORISTAS PORTUGUESES. [S.L.]: HUMOGRAFE. (SINTRA: -- TIP. ADFA). DE 22X21 CM. COM 107, [1] PÁGS. ILUST. B.
Trabalho de síntese sobre os humoristas portugueses e uma história do humor gráfico português ilustrada a negro e a cores, com reproduções de trabalhos dos expoentes desta arte plástica em Portugal: Leal da Câmara, Francisco Valença, Stuart, Alfredo Cândido, Almada, Arnaldo Ressano, Emmérico Nunes, entre outros.
“Os humoristas são um dos subgrupos dos artistas plásticos (refiro-me aos do humor gráfico), já que a sua forma de expressão é o desenho (a preto e branco ou a cores). Contudo a sua obra vai além da exploração estética, da fixação imagética da dita mensagem plástica, para entrar no campo jornalístico. A notícia, a crónica, a intervenção crítica na sociedade é um elemento fundamental da profissão. Apesar de ao longo da história por vezes o pintor, o escultor, ter usado a ironia, a sátira, o grotesco caricatural para comentar factos, figuras suas contemporâneas, a profissão de humorista gráfico só nasceu no século XVII em França e em Portugal no século XIX”.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.