SEQUEIRA, MATOS (1923) TEMPO PASSADO. CRÓNICAS ALFACINHAS. LISBOA: PORTUGALIA EDITORA. DE 26X18 CM. COM 204 PÁGS. & [25] FLS. ILUST. B.
Curiosa coletânea de “crónicas já publicadas em jornais e revistas e outras ainda inéditas (…). Os assuntos por serem todos lisboetas – histórias, episódios, usos e tipos – permitiram que eu a sub-intitulasse de Crónicas Alfacinhas este feixe de estudos de história. O título – Tempo Passado – aponta a feição especial de tais trabalhos que enveredam pelos caminhos já percorridos colhendo notícias de velhos tempos, esquecidas, despercebidas ou desprezadas por quem antes de mim, lá foi buscar outras…”.
As crónicas, apesar de leves e despretensiosas, são, todavia, amplas e carregadas de notas histórias e etnográficas. Destacamos pelo seu valor histórico os capítulos: “As Freiras Francesinhas (história de uma Comunidade) ”; “As tapeçarias do Paço da Ribeira”; “As Naus de S. Vicente”; “Scenas das Ruas de Lisboa (1826)”. Merecem ainda destaque, o estudo dedicado ao Regicida – Domingos Leite Pereira [capítulo desconhecido da nossa história – tentativa de assassinato de D. João IV em 1647] e um outro dedicado a’ “Os Bernardes (história de uma família) ”.
Edição ilustrada à parte com boas reproduções de gravuras afins de cada tema. [capa com desgaste mais notadas nas extremidades, leves picos de acidez e escurecida; miolo com acidez mais notada nas primeiras e últimas folhas]
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.