CLARO, ANTÓNIO (1904) O PELOURINHO. CRITICA DA NOSSA HISTORIA POLÍTICA DESDE 1817 A 1904. PRIMEIRO VOLUME - 1817 A 1850. PORTO: LIVRARIA DEPOSITÁRIA DE J. FIGUEIRINHAS JUNIOR. DE 22X17 CM. COM XIX-519-[4] PÁGS. B.
Exemplar valorizado com dedicatória autógrafa do punho do autor para visconde de Guilhomil.
Trata-se do primeiro e único volume publicado pelo republicano, advogado, jornalista e escritor António Claro. Nasceu em Vila Real, em 1863, formou-se em Direito, exerceu advocacia no Porto onde defendeu com sucesso o jornalista e político João Chagas. Implicado da revolta do 31 de janeiro fugiu para Espanha, e depois passou ao Brasil. Regressa a Portugal e é preso. Posto em liberdade envereda pelo Jornalismo. Após a revolta de 28 de maio de 1926 é nomeado Presidente do Conselho Superior de Finanças. Morre no Porto em 1931.
Refere o autor no «Prefácio» “Procurarei ser exacto. Os meus esforços visaram a exhibir, com verdade, as personalidades políticas do paiz mais em voga, nos últimos oitenta e sete anos, e por algumas das quaes tive certa veneração, quando confiado singularmente na tradição, toda ella refalsada e espectaculosa,[…]. Se as monarchias se suicidam no despotismo, o regímen está gasto, não é a senectude que o mata, mas sim os seus desregramentos. E a nacionalidade tem também aparelhado o caixão de pinho e a sepultura escancarada no meio da sua História de setecentos anos. Não terá grandes honras funerárias…”.
Nota: exemplar cansado: capa escurecida, com acidez e manchas; perdas de papel na lombada; miolo amarelecido, mas limpo; extremidades das folhas com vincos/dobras.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.