QUEIROZ, JOSÉ (1948) CERÂMICA PORTUGUESA. VOL. I (A VOL. II). PREF. DR. RICARDO DE ESPÍRITO SANTO SILVA. 2ª EDIÇÃO CORRIGIDA E AUMENTADA PELO AUTOR E EDITORES. [S.L.: S.N.] (LISBOA: -- OF. GRÁFICA). DE 32X24 CM. ILUST. E.
«Cerâmica Portuguesa» é uma obra única pelo seu valor estético e documental, de referência obrigatória para a identificação de peças de cerâmica no nosso país. Através dela, José Queirós, além de nos dar um completo panorama da arte da cerâmica em Portugal, faz ainda um levantamento das fábricas existiram ao longo dos tempos em território nacional.
São raras as obras que se podem gabar de uma durabilidade científica tão extensa e com um impacte tão intenso na investigação posterior. Mais de 100 anos após a publicação original desta valiosa obra, a abordagem da mesma continua tão fundamental, importante e atual como no início.
Apesar de se tratar da segunda edição, é tão ou mais estimada que a primeira, por corrigida e substancialmente aumentada com anotações e adendas do punho do autor que nela trabalhou ao longo da vida. Este trabalho historiográfico é completado por um exaustivo dicionário de marcas e uma lista igualmente vasta de nomes de artistas cerâmicos.
Obra profusamente ilustrada ao longo do texto como mais de duas centenas de estampas que reproduzem na sua maior parte notáveis peças de cerâmica, além de reproduzir em fac-simile, centenas marcas de fábricas e artistas.
Encadernação verdadeiramente luxuosa inteira de chagrin, saída das prestigiadas oficinas da «Invicta Livro» no Porto, dourada com finos e artísticos ferros na lombada em casas fechadas, nas pastas e seixas, tendo as guardas forradas a seda; por aparar e com as capas, sobrecapas e lombadas conservadas; a pasta anterior é embelezada com um notável trabalho a ouro e a cor reproduzindo em medalhão com a iconografia das Santas Justa e Rufina, padroeiras dos oleiros portugueses. Muito bem conservado; peça de bibliófilo.