FRANÇA, JOSÉ-AUGUSTO (1982) CEM EXPOSIÇÕES. LISBOA: IMP. NAC.-CASA DA MOEDA. DE 24X16 CM. COM 299, [5] PÁGS. ILUST. B.
Relevante coletânea de textos redigidos pelo Prof. José-Augusto França para uma centena de catálogos de artistas portugueses e alguns estrangeiros de exposições realizadas entre os anos 1949 e 1981.
São ensaios realizados com uma lucidez notável, que nas palavras do seu autor são “um género especial de texto de reflexão que crítica se pode dizer - mas não de fora para dentro, analiticamente, como a crítica com imparcial frieza mais ou menos se exerce, antes de dentro para fora, assaz sinteticamente, como se fosse o próprio artista a explicar-se por via da escrita. (…) Na verdade, trata-se como que de tirar o retrato, ao instantâneo, ao artista em causa, de surpreender o problema senão o segredo que a sua obra no momento contém e a justifica …”.
Pelo número de textos e pela quantidade/qualidade de artistas recenseados, esta obra é um subsídio imprescindível para a história da arte em Portugal do século XX. Artistas como Almada, Vespeira, Carlos Botelho, Sarah Afonso, Hogan, Resende, Júlio, Lourdes Castro, Bernardo Marques, Eduardo Viana, Noronha da Costa, Souza-Cardoso, Vieira da Silva, Maluda, José de Guimarães, etc., Viram a sua obra analisada criticamente por uma das mentes mais brilhantes da História da Arte em Portugal no século XX. Ilustrado à parte.
Nota: capa com algum desgaste e amarelecida.