CANCIONEIRO MUSICAL E POÉTICO DA BIBLIOTECA PÚBLIA HORTÊNSIA. COM PRÓLOGO, TRANSCRIÇÃO E NOTAS DE MANUEL JOAQUIM. COIMBRA: [S.N.], 1940 [TIPOGRAFIA ATLÂNTIDA]. DE 30X21 CM. 201, [3] PÁGS., [18] PP. ILUST. E.
Importante edição do Cancioneiro Musical e Poético da Biblioteca Públia Hortênsia, um dos quatro cancioneiros portugueses da Renascença e uma das fontes mais importantes de música profana na Península Ibérica. Conhecido por «Cancioneiro de Elvas», por ter sido descoberto inédito em 1928 na Biblioteca Municipal daquela cidade alentejana, pelo musicólogo Manuel Joaquim, é nesta edição apresentado ao público com um exaustivo estudo. Uma das características de alguma da poesia da época medieval (e seiscentos está ainda a sair dela…) é sua ligação íntima e umbilical com a música. Os poetas eram também músicos e escreviam os poemas para serem cantados e tocados. Este, como outros cancioneiros, fixa os textos com as notações musicais. A parte musical do livro contém 65 obras polifónicas a 3 vozes, em castelhano e português.
Cuidada edição de apenas 500 exemplares numerados (167), impressos em papel de boa qualidade, com fac-símiles de algumas das folhas do referido códice e a transcrição total das músicas e dos poemas. Encadernação moderna, meia inglesa em carneira com títulos gravados a ouro na lombada; por aparar; com as capas e lombada conservadas. [miolo amarelecido, mas limpo; capas empoeiradas, a frontal com leves manchas]. Muito invulgar.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.