CABIDO DA SÉ, SUMÁRIOS DE LOUSADA, APONTAMENTOS DOS BRANDÕES, LIVRO DOS BENS PRÓPRIOS DOS REIS E RAINHAS. LISBOA: CÂMARA MUNICIPAL, 1954. DE 28X18 CM. COM VIII, 407, [1] PÁGS. B.
Estimada miscelânea de documentos de interesse Olisiponense, inserida na apreciada colecção «Documentos para a História da Cidade de Lisboa», e último da série de volumes editados pela Câmara Municipal de Lisboa para comemorar o VIII Centenário da expugnação da cidade pelas hostes e pelos cruzados auxiliares de D. Afonso Henriques.
Compreende o volume quatro partes distintas: «Livros do Cartório da Sé» - a presença de um questionário conduz à persuasão de haver o intuito de compendiar todos os documentos da Sé de Lisboa tendo em vista a estruturação de obra que completasse, possivelmente, a História Eclesiástica da Igreja de Lisboa, de D. Rodrigo da Cunha, publicada em 1642; «Sumários de Lousada» - a importância do trabalho heurístico deste historiógrafo, afiançada por vários críticos permite fazer fé nas suas informações, colhidas em códices e documentos avulsos antigos; «Apontamentos dos Brandões» - considerando-se o mérito atribuído ao cronista-mor Fr. António Brandão são estes apontamentos merecedores de confiança, dando pois margem ao conhecimento de originais perdidos; «Livro dos próprios dos reis» - Dos códices utilizados nesta Miscelânea é o único que se deve considerar como documento autêntico, visto tratar-se de um registo da Torre do Tombo, da 1.ª metade do século XV, de documentos dos séculos XIII a XIV. [capa da brochura com desgaste, escurecida e com manchas de acidez; primeiras e últimas folhas com acidez]
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.