ARTE PORTUGUESA. AS ARTES DECORATIVAS. DIRECÇÃO DE JOÃO BARREIRA [LISBOA]: TIPOGRAFIA ALMEIDA & BENTO, LDA. EDIÇÕES EXCELSIOR, S.D.. 2 VOLS. DE 30X24 CM. COM 385, 461, [1] PÁGS. ILUSTR. E.
As Artes Decorativas, em 2 vols. é o título mais estimado e procurado da muito interessante obra «Arte Portuguesa», elaborada sob a a direcção de João Barreira, antigo Professor da Faculdade de Letras de Lisboa e da Escola Nacional de Belas Artes.
Os volumes colaborados por distintos e prestigiados investigadores trata dos seguintes temas: «A Ourivesaria em Portugal (profana e religiosa)», por João Couto; «Os Pelourinhos e os Cruzeiros», por Luís Chaves; «A Cerâmica em Portugal», por Armando Vieira Santos; «A Arte Indo- Portuguesa», por Maria Cagigal e Silva; «Tapetes de Arraiolos», por Maria José Mendonça; «A Arte nos Metais (ferro, bronze, cobre, latão , estanho e lata)», por Luís Chaves; «O Mobiliário», por Luís Chaves; «A Heráldica na Decoração», por António Machado de Faria; «Os Azulejos em Portugal», por Armando Vieira Santos; «A Ilustração do Livro (retratos, vinhetas, gravadores e técnicas em Portugal)», por Ernesto Soares; «O Vidro em Portugal», por Armando Vieira Santos; «Colchas de Castelo Branco e Rendas de Peniche», por Clementina Carneiro de Moura; «Os Bordados da Madeira», por Vasco de Lucena, «Os Coches em Portugal», por Armando Vieira Santos. De salientar ainda o estudo de 90 páginas sobre os Jardins em Portugal (incluindo os jardins públicos, os jardins municipais, os jardins dos palácios do Estado, o Jardim Zoológico, as tapadas, os jardins botânicos, etc.), por Armando de Lucena.
Edição muito cuidada, ilustrada nas páginas de texto com desenhos autoria de Fernando Carlos e com reprodução fotográfica de centenas de pinturas, retratos e outro material iconográfico. Em “hors-textes”, adornam o volume, doze magníficas gravuras a cores reproduzindo, peças de arte portuguesa.
Encadernação meia inglesa de pele com títulos a ouro sobre a lombada; pastas em percalina; capas da brochura preservadas. [miolo amarelecido e com ínfimos picos de acidez nas primeiras folhas; pastas da encadernação com manchas] |