AZEVEDO, ROGÉRIO [1969] AS IMPLICAÇÕES ANTECEDENTES DA ARQUITECTURA MEDIEVAL PORTUCALENSE (CALE, PORTUCALE E PORTO). PORTO: LIV. FERNANDO MACHADO [DEPOSIT.]. DE 25X18 CM. COM 79 PÁGS. [2] FLS. ILUST. B.
Uma das estimadas peças bibliográficas da «questão» relacionada com as origens da cidade do Porto, ilustrada à parte e no corpo do texto com desenhos, mapas e reproduções fotográficas. Tiragem de apenas 300 exemplares, numerados e assinados pelo autor; n.º 108.
“(…) Resumindo este pequeno «ensaio» sobre as implicações antecedentes da arquitetura medieval portucalense podemos concluir: a) que a Vila do Porto ou Vila Baixa nasceu entre a Reboleira e a Ribeira no espaço que depois veio a ser a freguesia de S. Nicolau; b) que o Burgo do Porto nasceu em cima, na margem esquerda do Rio da Vila de encontro ao qual se estendeu. C) os moradores do Burgo e os dependentes da autoridade do bispo, foram apenas Burgueses; d) os moradores da Vila Baixa, sujeitos diretamente ao rei, eram, também, Cidadãos”.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.