FRANÇA, JOSÉ AUGUSTO (2006) JOSÉ E OS OUTROS: ALMADA E PESSOA: ROMANCE DOS ANOS 20. LISBOA: EDITORIAL PRESENÇA- DE 23X15 CM. COM 191, [4] PÁGS. B.
Lisboa, início dos anos 20. A cidade do Chiado e do Rossio, dos cafés e dos clubes, fervilhava de agitação. Mas, para José de Almada, regressando de uma estada em Paris em 7 de Abril de 1920, tudo se lhe afigurou ainda "mais pequenino" do que quando partiu. Na bagagem, a pasta de desenhos que nunca (o) abandonará, a lembrança dos companheiros que iria voltar a encontrar (ou não), e a sua "Revolução Individual". À sua frente um período simultaneamente agitado e fecundo, com termo a 6 de Abril de 1927, altura em que partirá para Madrid. Dele fazem parte as meninas da Junqueira e Pierrot e Arlequim, "O Menino de Olhos de Gigante", "A Invenção do Dia Claro", a Judite do "Nome de Guerra", as famosas telas da Brasileira e a polémica dos Painéis de S. Vicente.
Neste segundo romance histórico de José-Augusto França depois de "A Bela Angevina", Almada e Pessoa lideram um desfile de personagens que o autor pretendeu dotar de carácter tão histórico quanto possível e que inclui, entre outros, o Viana, o Barradas, o Soares, o Stuart, o Falcão, o Teles das "telas tolas" e o criado de mesa João Franco, que tornam esta incursão pelos meandros intelectuais e artísticos da Lisboa do pós-guerra um fresco fidedigno do momento histórico balizado pela Noite Sangrenta de 19 de Outubro de 1921 e pela Revolução de 28 de Maio de 1926.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.