POSSAMAI, Paulo (2006) A Vida Quotidiana na Colónia do Sacramento (1715-1735). Um bastião português em terras do futuro Uruguai. Lisboa: Livros do Brasil. De 21x14 cm. Com 456 págs. B.
Versão revista da tese de doutoramento apresentada ao Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo.
A Colónia do Sacramento, situada na margem esquerda do Rio da Prata - em território que é actualmente do Uruguai - foi fundada, em 1680, pelo governador do Rio de Janeiro, D. Manuel Lobo, (…). Por entre inúmeras e por vezes dramáticas vicissitudes, manter-se-ia sob administração portuguesa até 1777. O presente livro do Prof. Paulo César Possamai descreve a vida quotidiana na Colónia do Sacramento, através do estudo e análise de uma grande variedade de documentos.
Reconstituem-se assim, num trabalho profundamente inovador sobre um episódio não muito conhecido da história da presença portuguesa na América do Sul, as relações dos portugueses com os espanhóis e com os indígenas durante este período; as condições de vida dos militares que constituíam a guarnição da fortaleza; e a existência diária de agricultores e artesãos, do clero católico e, ainda, dos mercadores e contrabandistas que, cada um a seu modo, desenvolveram e fizeram prosperar a região.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.