SANTOS, EDUARDO DOS (1966) A QUESTÃO DA LUNDA (1885-1894). LISBOA: AGÊNCIA GERAL DO ULTRAMAR. COM 416 PÁGS. ILUST. E.
Estudo profundo sobre a chamada “Questão da Lunda” que opôs Portugal e a Bélgica, ambos os estados reclamando a posse desse território.
“(…) Eduardo dos Santos, neste seu novo trabalho sobre A Questão da Lunda, que se desfia de 1885 a 1894, embora não seja mais que um episódio do grande drama ultramarino português, faz-nos remontar às origens. À luz de informação abundante, objectiva, ponderada e clarividentemente relacionada, pode medir-se toda a grandeza do esforço enérgico, mas tardiamente feito pelo país, a fim de salvar, em Angola, a região diamantífera da Lunda, nomeadamente desde que os Belgas, interessados no Congo, à luz da conferência realizada no Palácio Real de Bruxelas, a 12 de setembro de 1876, promoveram a formação da Associação Internacional Africana, com outras instituições, cujas finalidades, nas funções e prerrogativas que se arrogavam, iam sendo, cada vez, mais inequívocas no mundo industrial e financeiro da época. É, neste ambiente de competição desenfreada dos grandes à custa dos pequenos, que se situa a chamada Questão da Lunda.
Boa encadernação meia francesa em pele, decorada na lombada com ferros e títulos gravados a ouro; capas da brochura preservadas. Ilustrado com um mapa desdobrável
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.