FILGUEIRAS, OCTÁVIO LIXA (1978) A PROPÓSITO DA PROTECÇÃO MÁGICA DOS BARCOS. LISBOA: [S.N.], (LISBOA: -- INST. HIDROGRÁFICO) DE 29X20 CM. COM 78 PÁGS., [24] PP DE ILUST. E.
Octávio Lixa Felgueiras, uma das personalidades mais intensas da cultura portuguesa do século XX, pioneiro em Portugal nos estudos relativos à proteção mágica dos barcos, “tema demasiado difícil” como ele o classifica, apresenta neste invulgar ensaio “uma nova metamorfose” dos seus estudos: «Protecção Mágica dos Barcos do Douro» e «A Propósito da Protecção Mágica dos Barcos do Douro». Se nos primeiros trabalhos circunscreve o seu âmbito aos barcos do Douro, neste alarga o seu horizonte quer para norte quer para sul.
“Ainda hoje em dia se observam no Douro umas práticas cujo sentido mágico, por vezes muito diluído, o povo quase acabou por desconhecer. (…) Passando em claro as manifestações de carácter não geral, podem considerar-se como dois momentos máximos da protecção mágica dos barcos do Douro, os que se observam durante a construção, com a colocação dos ramos. Correspondem a distintos estádios de fabrico e revestem-se de aspectos e significados muito diferentes (...)”.
Trabalho densamente ilustrado em folhas à parte, com várias dezenas de fotografias e desenhos, tudo cuidadosamente estampado sobre papel couché.
O nosso exemplar está valorizado com DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA do punho do autor para José Eduardo Pisani Burnay, cujo ex-libris “maçónico” se encontra colado na pasta anterior.
Encadernação em inteira imitação de pele, com títulos na lombada gravados a prata e nas pastas supra-libris a ouro reproduzindo a marca de posse da valiosa biblioteca daquele destacado membro da Maçonaria portuguesa.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.