ALMEIDA, VIEIRA DE (1945) A JANELA DE TORMES. (NO CENTENÁRIO DE EÇA DE QUEIRÓS). LISBOA: EDIÇÃO DA REVISTA «OCIDENTE». DE 18X12 CM. COM 217, [2] PÁGS. & [6] FLS. ILUST. B.
Trabalho estimado da bibliografia passiva Queirosiana.
No dia 21 de Novembro de 1945 (quando faltavam apenas quatro dias para o primeiro centenário de nascimento de Eça de Queirós) a segunda página do Diário de Notícias de Lisboa trazia uma nota de três parágrafos anunciando a publicação do pequeno livro À janela de Tormes, da autoria do “ilustre professor dr. Vieira de Almeida”. A pequena nota vinha sem qualquer assinatura e entalada entre duas notícias maiores, mas estava no alto da página disputando terreno com temas urgentes da política portuguesa e internacional, o que talvez denote o prestígio que o jornal dava na altura aos assuntos queirosianos. O primeiro parágrafo do texto informava que o volume em questão era a “contribuição” de seu autor para “as comemorações do centenário”, na forma de uma “análise mental” de Eça. O texto seguia louvando a “profundeza e a sensibilidade” do “espírito” de Vieira de Almeida, elogiando ainda seus "transcendentais conceitos” sem dizer, contudo, nenhuma informação mais concreta e precisa sobre o teor do livro. O terceiro e último parágrafo da nota, finalmente, contrastava com os dois anteriores em termos de precisão, destacando para o leitor o primeiro dos oito capítulos do livro como algo especialmente importante:
O primeiro capítulo do novo livro do prof. Vieira de Almeida, que serve de introdução, intitula--se ‘Geração de Setenta’ e é, sem dúvida, o mais admirável panorama que se tem sido traçado da plêiade de valores a que Eça de Queirós pertencia e que dominou a vida intelectual portugues nos fins do século passado
Ilustrado à parte.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.