SOUSA, Fernando de (2001) A Indústria das Sedas em Trás-os-Montes (1835-1870). Lisboa: Edições Cosmos. De 24x16 cm. Com 240 págs. B.
Durante séculos o Nordeste Transmontano foi o mais importante centro industrial sericícola de Portugal. Pensa-se que a criação do bicho-da-seda, nesta região, já existia no século XIII; foi, todavia, no século XV, que a sericultura e a decorrente produção têxtil começou a assumir maior importância; atingiu o seu apogeu no século XVIII, em consequência das medidas desenvolvimentistas do Período Pombalino, perdurando até finais do século XIX. Bragança foi o núcleo principal, mas outras localidades -- como Freixo de Espada à Cinta, Vinhais, Chacim, etc. - beneficiaram desta lucrativa indústria
Com este trabalho, da autoria do professor catedrático de História Contemporânea FL-UP, o autor pretende dar a conhecer a indústria das sedas em Trás-os-Montes entre 1835 e 1870. Trata-se de um estudo baseado em fontes manuscritas inéditas e em fontes impressas até ao presente não aproveitadas.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.