BEIRANTE CÂNDIDO (1977) A IDEOLOGIA DE HERCULANO: DA TEORIA DO PROGRESSO DA CIVILIZAÇÃO ÀS REFORMAS REGENERADORAS DE PORTUGAL. PREF. JOAQUIM VERÍSSIMO SERRÃO. SANTARÉM: JUNTA DISTRITAL. DE 24X17 CM. COM 247, [2] PÁGS. B.
“(…) O Dr. Cândido Beirante, que rege Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras de Lisboa, seguiu a via segunda de auscultar o pensamento de Herculano na sua própria fonte. (...) Os seus estudos universitários levaram-no a aprofundar o terreno histórico cultural do século XIX, consagrando em 1970 a sua dissertação de licenciatura às Ideias de ilustração e pensamento que inundam a obra de Herculano. Procurou assim uma nova visão desse pensamento, mostrando o «progressismo de raiz cristã» com que o escritor buscou promover «a ilustração do povo e o progresso social».
A sua tese visa demonstrar que não foram estranhas Herculano as ideias chaves que provinham do Iluminismo - Progresso e Civilização - em que o historiador procurou adaptar a realidade portuguesa para abrir um novo rumo à mentalidade nacional. O escritor profundamente cristão que aceitava a ideia de Deus era o mesmo pensador que cria nos valores da Civilização que empurravam o corpo social para um destino à altura do Homem.« Joaquim Veríssimo Serrão
Nota: capa com algum desgaste, mais notado na lombada.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.