CALAFATE, PEDRO (1994) A IDEIA DE NATUREZA NO SÉCULO XVIII EM PORTUGAL. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. DE 24X15 CM. COM 175, [1] PÁGS. B.
“A obra que agora se apresenta constitui a segunda parte da nossa dissertação de doutoramento, onde procurámos fixar os principais momentos de afirmação da ideia de natureza, na segunda metade do nosso século XVIII, entendida à luz daquele «o fundo comum» que tradicionalmente a acompanhou na sua formulação filosófica e, logo, no contexto das várias instâncias a que pretendeu servir de fundamento.
Enquanto na primeira parte da referida dissertação analisámos a ideia de natureza nas disciplinas do trivium, ou seja, na lógica, na gramática e na retórica, nesta parte segunda, que agora se apresenta, voltamo-nos para a análise das consequências antropológicas e metafísicas do conceito de «ordem natural» no mundo físico, atualizado pelo paradigma matematizante e geométrico da ciência física.
No âmbito, como veremos, são as ideias de ordem e de finalidade, privilegiadamente associadas a «natureza», e constituem o fio condutor e o garante de unidade deste trabalho”.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.