A HISTÓRIA TRÁGICO-MARÍTIMA: ANÁLISES E PERSPECTIVAS. ORGANIZAÇÃO DE MARIA ALZIRA SEIXO E ALBERTO CARVALHO. LISBOA: EDIÇÕES COSMOS, 1996. DE 23X15 CM. COM 235 PÁGS. B.
Valiosa coletânea de estudos sobre a conhecida antologia do erudito setecentista Bernardo Gomes de Brito, História Trágico-Marítima, de 1735-36. A obra publicada em 2 vols. continua a ser um inesgotável manancial para estudos de natureza antropológico-cultural, histórico-política, e, sobretudo, de âmbito estético-literário.
Índice dos estudos: “acerca dos « relatos de naufrágio»: significações narrativas e semânticas», “A «Relação da viagem e naufrágio da nau São Paulo» de Henrique Dias. consagração martirológica e libelo acusatório”; “ética e a ação nas narrativas de viagens. Unidades e ordem discursiva no «Tratado das batalhas do galeão Santiago e da nau Chagas»”; “ A « relação do naufrágio da nau São Tomé»: três versões”; “Para o estudo da «Relação do naufrágio da nau Conceição nos baixos de Pêro dos Banhos no ano de 1555»”; “Uma leitura da «Relação do naufrágio da nau Santa Maria da Barca no ano de 1559»”; “O abismo sob o mar que se ergue. (A partir do relato da nau Santiago, com recurso aos relatos das naus São Francisco e Conceição)”; “A palavra de Jorge de Albuquerque. Ensaio sobre « Naufrágio que passou o Jorge de Albuquerque vindo do Brasil no ano de 1565»”; “História e fixação nos relatos de naufrágios. O caso da «Relação da mui notável perda do Galeão grande São João»”.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.