RODRIGUES, A. GONÇALVES (1985) VICTOR HUGO EM PORTUGAL. LISBOA: BIBLIOTECA NACIONAL. DE 24X17 CM. COM 107, [2] P., [6] F. ILUST. B.
“Para acompanhar a exposição que a Biblioteca Nacional organizou celebrando o centenário da morte de Victor Hugo, encarregou-me o seu ilustre diretor de elaborar um trabalho bibliográfico sobre Victor Hugo em Portugal.
A obra pretende ser, menos uma bibliografia rigorosa do que um guia do investigador, com particular relevo, como era de esperar, para o século XIX, mas cobrindo tudo quanto em língua portuguesa se publicou desde a introdução da imprensa até à data-limite de 1950.
Pelo enorme interesse histórico que o conhecimento da atividade translatícia em Portugal oferecia aos investigadores, adotou-se o critério cronológico, e dentro de cada ano a divisão em géneros. Cerca de 3000 autores estrangeiros e 2000 tradutores foram assim inventariados, sem que se deixasse de enumerar as obras anónimas, muitas vezes identificadas, e tudo quanto se encontrou em centenas de periódicos, desde a revista internacional literária mesmo de efémera duração, aos diários e semanários que foi possível haver a mão. Daí, há descobertas de maior interesse histórico-literário, desde a atividade editorial, às influências dos autores prediletos, à penetração das ideias e a história das mentalidades.
Inúmeras pistas se oferecem aos estudiosos, entre as quais temas de grande projeção no estrangeiro como a difusão do romance popular”.
Pública ainda «Uma carta de Eça de Queirós sobre Victor Hugo ao diretor da Illustração», Bristol, 20/07/1885. Ilustrado em folhas à parte.