LETRIA, PEDRO (2003) VERBOS. LISBOA: ASSÍRIO & ALVIM. DE 28X24CM. COM 57 PÁGS. ILUST. B.
"Senti uma profunda revolta ao testemunhar quão descartáveis são os corpos, ou partes de corpos, de quem é empregado em algumas das fábricas onde fotografei. Não me é aceitável que se destruam funções biológicas e motoras em pessoas tornadas coniventes.
Ao contrário de um bailarino ou músico, a perfeição atingível pela repetição de um gesto não é o objectivo das acções de um operário. Dele apenas se exige constância. Dessa repetição, desse desperdício, o que me sobrou foi um apagamento, um acto de desaparecimento, quase tornado visível. De matéria, pouca.
Passei a ver nas fábricas autênticos palcos onde acções concretas se desenrolam. Verdadeiros cenários: rigorosos, em que a escala, a cor da luz e as superfícies pautam os movimentos e os gestos. Das pessoas. Todos os dias, em sessões contínuas.
Em todas as fotografias deixei que as pessoas sulcassem a superfície da película, com passagens repetidas, de movimentos, durante as poses longas de segundos e minutos. Durante as exposições desviava o olhar, com vergonha de ser notado e medo de estragar o que via. Breves filmes num instante, é com isso que fiquei."Pedro Letria
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.